Jorge Brandão: o que o espiritismo pode fazer por você

Redação do Diário

Jorge BrandãoEmpresário e escritor espírita

Sim! O Espiritismo pode lhe ajudar muito a entender o sentido da sua existência aqui na Terra e a responder perguntas: De onde viemos? Quem somos? Por que estamos aqui com tantos desafios? E para onde vamos?

A Doutrina Espírita é um conjunto de ensinamentos que oferece uma visão ampla e racional da existência humana e permite que iniciemos uma transformação íntima, aproximando-nos de nós mesmos e de Deus.

Estudar todas as obras codificadas por Allan Kardec e os mais de 400 livros psicografados por Chico Xavier e outros luminares do Espiritismo, demandaria algumas décadas, porém estimular a sua leitura, praticar os seus princípios e levar ao grande público de forma prática, o que é a Doutrina Espírita e o que ela pode fazer por todos nós, diferenciando-a dos demais cultos afro-brasileiros, é uma obrigação de todo o espírita.

A Doutrina Espírita tem como principal preceito o uso da liberdade com responsabilidade, sem dogmas ou rituais, não tendo um órgão centralizador. Há, sim, os princípios básicos que sustentam a Doutrina. São eles: a existência de Deus, a veracidade dos Espíritos e a possibilidade da comunicação com eles, a existência do mundo espiritual e a imortalidade da alma, a pluralidade dos mundos habitados, a Lei de causa e efeito e a reencarnação, uma bendita escada que nos permite reparar as nossas faltas por meio da evolução constante e da prática do amor.

Como resultado prático em nossas vidas, o Espiritismo, esta Doutrina que esclarece, conforta e anima, nos traz a certeza da imortalidade da alma, a oportunidade do autoconhecimento, nos apresenta um Deus de amor que não nos pune ou castiga. O Espiritismo coloca as rédeas da nossa vida em nossas mãos, nos prova que a morte não existe nos dando a fé no futuro, sendo que o reencontro com os nossos amados será absolutamente certo.

Agora, fazendo uma similaridade simplória com uma academia de ginástica, de nada adianta nos matricularmos nela e não encontrarmos tempo nem disposição para praticar os exercícios que podem nos trazer tantos benefícios.

O verdadeiro espírita ou verdadeiro cristão é reconhecido, não pela perfeição, mas pelo esforço que faz para vencer as suas más tendências. Para fortalecermos a musculatura da nossa alma, precisamos ir além dos rótulos e das teorias e buscarmos a cada dia exercitar a prática do amor com os outros e conosco mesmo, sem perder oportunidade de servir ao próximo, por meio da compaixão, do perdão, da solidariedade, do desapego e da fé aclarada pela razão.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Anny Gundel Desconzi: uma aldeia nos Andes

Cúpula da segurança do Estado virá a Santa Maria Próximo

Cúpula da segurança do Estado virá a Santa Maria

Geral